A Grã-Bretanha, a maior ilha do Reino Unido, nem sempre foi uma ilha. Todo o arquipélago, incluindo a Irlanda, fez parte do continente Europeu em várias ocasiões ao longo da evolução do planeta.
Separada do resto da Europa por um terreno baixo, hoje inundado pelo English Channel / Canal da Mancha, a travessia à pé foi possível pela última vez há 10.000 atrás, com o fim da última Era Glacial. Porém, migrar para a Inglaterra nem sempre foi uma boa opção. Evidências geológicas mostram que em pelo menos 8 ocasiões ao longo da história, as Ilhas Britânicas foram completamente cobertas por um camada de gelo de dezenas de metros, em longos períodos congelados que duraram até milênios, extinguindo toda a vida na região.
A costa Inglesa como conhecemos hoje começou a se formar cerca de 10 milênios atrás, possivelmente por conta de um tsunami no final da última Era do Gelo.
Hoje, o ponto mais próximo entre a Inglaterra e o continente Europeu fica no Strait of Dover / Estreito de Dover ou Passo de Calais, uma faixa de 33.1 quilômetros do Canal da Mancha que liga Dover, no condado de Kent à Calais, na França.
-Imagem: The Young Oxford History of Britain ad Ireland – Mike Corbishley
Fonte: http://molhoingles.com/como-surgiu-a-gra-bretanha/#ixzz3Xzgqhg32
Nenhum comentário:
Postar um comentário